segunda-feira, 12 de julho de 2010

A ciência como ela deveria ser

Bom, estava eu lendo o ótimo livro da história do século XX de Paul Johnson, intitulado "Tempos Modernos - O mundo dos anos 20 aos 80" e lá pelas tantas, me deparo com algo que é digno de ser comentado e o trecho postado aqui:

Stálin odiava os "ocidentais", da mesma maneira que Hitler odiava os judeus, usando o mesmo termo: "cosmopolitismo". (...) A partir de 1948, a física teórica, a cosmologia, a química, a genética, a medicina, a psicologia e a cibernética foram todas sistematicamente remexidas. A Teoria da Relatividade foi condenada não porque (como na Alemanha Nacional-Socialista) Eisntein fosse judeu, mas por razões igualmente irrelevantes: Marx havia dito que o universo era infinito e Einstein havia tirado certas idéias de Mach, proscrito por Lênin. Por trás disso tudo estava a desconfiança de Stálin de qualquer idéia remotamente associada aos valores burgueses ou ocidentais. Ele estava levando aquilo que os comunistas chineses mais tarde chamariam de Revolução Cultural - uma tentativa de mudar, pelo uso aberto do poder de polícia, as atitudes humanas fundamentais em relação a toda uma gama de conhecimentos (p.380-381).

Até onde é capaz de ir a política e a ideologia para satisfazer o ego de um ditador ou de seu ideal? A ciência precisa de indepêndencia da arena política para se desenvolver plenamente. Não digo que cientistas não tenham opções entre sistema A ou sistema B, político A ou político B. É claro que todos têm suas preferências, mas essas preferências não podem de maneira nenhuma alterar o fruto de sua pesquisa. A ciência é feita em base de observação, criação de hipóteses, verificação através de experiências e a predição; se uma hipótese não condiz com o resultado do experimento isso deve ser relatado, e não procurar modificar a realidade para se encaixar no que estava dito.

Infelizmente isso ocorre até hoje. Com a queda do comunismo, outra vertente vem assumindo esse posto, que são os chamados ambientalistas. E suas manchetes na imprensa noticiando as armações de resultados em busca de fundos cada vez maiores para pesquisas vão se avolumando, e as máscaras vão caindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário